segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Reflexão sobre o Eixo II

No Eixo II, na interdisciplina “DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA”, Freud e a psicanálise, trabalhamos linhas de estudo do desenvolvimento psicológico e emocional de cada ser. Buscamos entendimento sobre o funcionamento de cada parte do cérebro, os mecanismos de defesa utilizados pelas pessoas, as fases da criança,, nas relações sociais, com a aprendizagem e o conhecimento que os alunos elaboram, buscando novos papéis para professores e alunos, onde a aprendizagem se dá na interação dos sujeitos nesse meio. Analisamos o Behevorismo, Gestalt, sócio interacionismo e a Epistemologia Genética -
Tivemos a contribuição de Winnicot que dizia que a aprendizagem poderia ocorrer por submissão ou espontaneidade, sendo que no segundo caso, esse aluno seria muito mais curioso, com mais ideias próprias e estabelecendo maiores relações entre suas aprendizagens.
Na interdisciplina de “ESCOLARIZAÇÃO , ESPAÇO E TEMPO NA PERSPECTIVA HISTÓRICA”, estudamos sobre a invenção da infância, trabalhamos sobre os grandes pensadores e suas influências na Educação e o desenvolvimento da Educação no Brasil e crescimento. Conseguimos verificar que a luta continua, mas houve muitas melhoras e vontade de conseguir uma Educação ideal. Realizamos este estudo sob a luz de; O Manifesto dos Pioneiros.
A interdisciplina de “Fundamentos da Alfabetização” reflete sobre a necessidade de um sujeito escolar e social construir seu conhecimento interagindo com o mundo a sua volta, onde a aprendizagem seja um exercício de interação. Realizamos este estudo sobre o processo de Alfabetização e Letramento nos subsidiando nos ensinamentos da Psicogênese da escrita e métodos de alfabetização de Emilia Ferreiro e Ana Teberosk, com o intuito de sanarmos nossas incertezas sobre o conceito de alfabetização e letramento, juntamente com os professores da interdisciplina .
A interdisciplina de Seminário Integrador II, foi como uma espécie de suporte para as demais interdisciplinas, porque nos apresentou novos espaços virtuais e nos auxiliou na apropriação tecnológica, usando ferramentas como blog e wiki, ambientes estes que serviram para a postagem das atividades do semestre, além de nos fazer repensar sobre o ser professor, a escola em que trabalhamos e convivemos, resgatando as memórias pessoais e do porquê de nossa escolha em ser professor.
Concluímos o semestre com o Inventário de Aprendizagens, no qual relacionamos o que aprendemos e principalmente o que mudamos ou temos a vontade de mudar após adquirir as condições para tal.

Nenhum comentário: