sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Reflexão sobre o Eixo III

O Eixo III nos possibilitou a construção do conhecimento, através de aprendizagens de forma criativa, pois, as interdisciplinas deste eixo estavam todas interligadas, tornando assim a aprendizagem mais significativa devido a essa amarração entre elas. As leituras serviram como reflexões importantes para minha vida pessoal e profissional.
Na interdisciplina de Teatro entendi que todos podem improvisar, mas cada um, dentro de suas limitações. Embora que tenhamos um aluno que não goste de interpretar, é preciso respeitar esta particularidade, mas temos que estimulá-lo a vencer as barreiras que o impedem a realizar tal atividade dentro da arte e buscar levá-lo ao palco. Realizei, na época, várias atividades da interdisciplina com meus alunos e eles adoraram. Hoje venho trabalhando sempre que possível, na minha turma de 1º ano, alguma técnica adquirida na interdisciplina. Nem sempre isso é possível devido ao programa de alfabetização implantado na escola. O mesmo não contempla espaço para tais atividades pelo fato de ser totalmente cronometrado, com prazos pré-estabelecidos a serem cumpridos.
A disciplina de Artes Visuais despertou o valor pelos diferentes tipos de arte, entendendo que “tudo” é arte, depende só do olhar de cada um, Isto foi possível verificar ao visitarmos a Bienal. A interdisciplina nos trouxe as diversas tendências que existem e mostrou que há influência das tendências tradicionais, escolanovista e tecnicista na ação dos professores no ensino-aprendizagem de arte
A disciplina de Música para mim foi algo maravilhoso, adorei rever tais canções, algumas me levaram a minha infância, como também as técnicas de dança, etc. Foi ótimo trabalhar com os alunos tais ensinamentos, pois eles adoraram a música e principalmente as rodas cantadas. Estas, as rodas cantadas fazem parte da rotina da aula, principalmente, porque as mesmas fazem parte do programa de alfabetização. Logo, esta interdisciplina trouxe grandes contribuições para minhas práticas pedagógicas. É como a professora dizia : "A música está dentro de nós, ela vive em nós". Pude também, enquanto cursávamos a disciplina refletir muito sobre a qualidade das músicas que ouvimos, pois a música representa uma importante fonte de estímulo, equilíbrio e felicidade.
A disciplina de Ludicidade e Educação além de me mostrar o valor da brincadeira me fez participar do fórum dos sonhos. Participando do fórum percebi, que as pessoas tem muitos sonhos, e que eu também sou uma sonhadora. Então conclui é o sonho que nos move e nos leva através do desejo do sonho buscar aquilo que almejamos, com grandes realizações. Se não sonharmos, não teremos mais razão para viver.

Nenhum comentário: