domingo, 3 de outubro de 2010

Reflexão sobre o Eixo I

Era um dos primeiros dias de aula do segundo semestre do ano letivo de 2006, no horário do intervalo, sala dos professores, uma colega chegou trazendo a boa nova, o vestibular que daria a oportunidade de ingresso ao curso de Pedagogia à distância oferecido pela UFRGS, para professores com regência de classe, atuantes na rede pública e que ainda não teriam nível superior. Logo compreendi que seria minha oportunidade, me inscrevi no vestibular e me preparei para a prova.
O dia do vestibular chegou acompanhado de frio intenso, que dificilmente esquecerei. Quando chegou o resultado informando que eu havia sido aprovada, foi só euforia..., e aí então, iniciava uma nova caminhada, com muito esforço, angústia, satisfação e orgulho.
No decorrer do primeiro semestre do curso de Pedagogia, encontrei muitas dificuldades, pois o curso sendo a distancia exigia certo grau de conhecimento nas tecnologias. Como eu nunca havia ligado um computador, logo a realização do sonho da graduação se tornou um grande desafio. Mas aos poucos, com a paciência dos professores, principalmente do professor Leonardo e a professora Cíntia, sempre me incentivando, auxiliando e confortando quando o conflito com as ferramentas tecnológicas era exaustivo, me foi possivel aos poucos superar estas dificuldades e aprendendo, através da interdisciplina de Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação, a explorar e utilizar o computador, seus recursos e a internet, disciplina que muito auxiliou no desenvolvimento da demais interdisciplinas neste primiro semestre, como também, em todos os outros semestres seguintes. Aprendendo, e buscando a superação fui eliminando o medo a insegurannça e adquirindo autoestima pasando a visualizar um novo horizonte formado de capacidade de conquista, de vitória.
Já estando familiarizada com o mundo virtual, visitei os blogs das colegas de São Leopoldo e também, os blogs dos colegas dos demais pólos. Fiz novas amizades nessa nova rede cooperativa de aprendizagem. Visitei também, blogs educacionais indicados pelas professoras Suzana e Patrícia, que mostraram um material muito rico, com atividades possíveis para trabalhar com os alunos. Fizemos uma trilha virtual
Conheci a ideologia de Weber, Max, Engels e observo que apesar do passar do tempo o pensamento deles ainda está muito presente em nossas escolas, nos dias de hoje. Percebo a importância de pensar a educação que temos e a educação que almejamos ter.
Através da leitura e interpretação do conto: Ilha desconhecida de José Saramago. Estabeleci relação com texto e a minha vida, referindo-me ao curso, pois o mesmo está sendo uma porta aberta muito importante para o meu futuro profissional e principalmente, para o futuro da educação dos alunos, que me serão confiados a cada ano letivo, pois este curso veio a possibilitar minha qualificação como professora. Foi de grande valia navegar nesta ilha desconhecida que hoje torna o meu porto muito mais seguro. O desafio, a desacomodação, os obstáculos, tornam ainda mais saborosa a vitória.

Nenhum comentário: