Estudando sobre aprendizagem na disciplina de psicologia, realizei estudos sobre os estágios de desenvolvimento da criança. Durante essas aprendizagens relatei sobre minha trajetória de aprendizagem no curso como um todo, e principalmente no que diz respeito às aprendizagens tecnológicas, lidar com o computador. A todo instante uma aprendizagem levava a outra. Aprender é, pois, o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente.
A disciplina de Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais me levou a criar um dossiê e no qual desenvolvi um estudo do caso de um aluno de 11 anos, com diagnóstico de Retardo Mental e Emocional.
Há poucos anos atrás os alunos com deficiências eram excluídos, pois a escola os encaminhava à outras instituições que atendiam exclusivamente as deficiências. Atualmente é dever da escola dar conta também destes alunos. Os professores estão sendo desafiados a atender bem a diversidade de seus alunos. Muitas vezes, a partir da necessidade especial de um aluno, promove-se um repensar sobre toda a turma, envolvendo planejamento, prática, avaliação, com ganhos para todos. Todos os alunos aprendem junto com o colega especial e aprendem principalmente a aceitar e conviver com a diferença. A presença de um aluno especial pode despertar a motivação e a cooperação entre todos da turma facilitando a aprendizagem.
Com a disciplina de questões étnicas raciais foi solicitado trabalhar com meus alunos sobre a diversidade. Foi muito bom, e pretendo estender meus trabalhos sobre este assunto ao longo da minha caminhada como professora, educadora. Realizei várias atividades, entre elas, uma atividade voltada para questões étnicas raciais.
Nesta disciplina destaco a confecção de um mosaico a partir da cultura africana que hoje faz parte da cultura brasileira. Os alunos estavam muito empolgados e trabalharam muito bem em grupos, trouxeram diversos materiais para a realização do estudo e costrução do referido mosaico.
Na disciplina de filosofia me surpreendi com o texto “Educação após Auschwitz”, o que predispôs os indivíduos a aceitarem o nazismo e a barbárie é a falta de autonomia e de autodeterminação. Conheci as idéias de Adorno e a pedagogia de Kant.
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário