segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Reflexão sobre o Eixo V

Ao longo do curso viemos estudando e vivenciando na prática as teorias oferecidas nas diferentes interdisciplinas do curso. Tenho buscado contribuir com as aprendizagens assimiladas enquanto aluna na graduação, na instituição em que trabalho, ora como alfabetizadora, através da minha participação nas reuniões administrativas e pedagógicas.
As análises e reflexões dos referidos estudados nas interdisciplinas ao longo do curso, vêem somando de forma valiosa para uma nova postura como profissional e como pessoa.
A interdisciplina de Psicologia da vida adulta acrescentou através das reflexões, leituras e atividades, a identificação das fases da vida adulta, no reconhecimento da importância de atitudes, nas quais se faz necessário a serenidade, a autonomia e a responsabilidade diante das diferentes situações em que estamos sujeitos a nos deparar ao longo da vida, obtendo equilíbrio para enfrentá-las e solucioná-las, através de atitudes ponderadas e conscientes, principalmente, enquanto educadores. Sabemos que a convivência em sala de aula, em determinados momentos não é muito tranqüila, pois às vezes, nos deparamos com situações em que as emoções ficam um pouco estremecidas, o que é natural, pois somos todos diferentes, cada ser é único. Por isso, temos que entender e respeitar a diversidade, porque convivemos com personalidades diferentes, realidades diferentes. Pessoas que vivem sentimentos diferentes.

Ao final desta interdisciplina conclui o quanto é importante as fases anteriores terem sido bem resolvidas, para que o adulto de hoje possa estar preparado para enfrentar os desafios que irão surgindo nas demais fases da vida.
Na interdisciplina de Projeto Pedagógico aprendemos durante o semestre que todo o sistema educacional tem uma organização definida, com leis próprias e atribuições claras. A partir da Constituição de 1988 os municípios passaram a ter a mesma importância que os Estados e a União na gestão da educação, cabendo a cada um atribuições próprias. Assim também, podemos conhecer a existência do FUNDEB e os recursos por este destinados à manutenção e desenvolvimento da educação básica pública e à valorização dos trabalhadores em educação, promovendo a distribuição de recursos com base no número de alunos da educação básica informado no senso escolar do ano anterior. Estudamos o controle destes recursos a nível municipal, através do Conselho Municipal do FUNDEB, que é formado por representantes do poder executivo, dos professores e servidores técnico-administrativos das escolas municipais, assim como representantes de pais e alunos destas escolas. Este conselho analisa documentos e avalia o uso das verbas públicas, conferindo toda documentação e a necessidade dos gastos efetuados.
Através destes estudos passamos a analisar nossa escola como instituição pública que deve respeitar a Legislação vigente, mas que tem autonomia para planejar suas ações e fazer as regras necessárias para que estas ações aconteçam, através da gestão democrática. Aprendemos a importância do PPP como um compromisso em forma de planejamento de ações, onde escola e comunidade refletem sobre seu papel e as ações a serem desencadeadas por todos os envolvidos no processo educativo para alcançarmos uma educação de qualidade. Vimos também que o Regimento Escolar é um documento normativo que tem por finalidade tornar o PPP operacional, ou seja, descrever as regras de funcionamento desta instituição. É um instrumento legal que formaliza e reconhece as relações dos sujeitos envolvidos no processo educativo. Aprendendo tudo isso e ainda, a importância da real da participação da comunidade neste processo através da gestão democrática, que legitima o fazer pedagógico, criando uma rede de compromissos onde todos, escola e comunidade, sentem-se responsáveis pela implementação deste projeto, visando a construção de uma escola democrática e o bem-estar do aluno.
Também aprimoramos nossos conhecimentos sobre projetos de Aprendizagem, ferramenta Pedagógica importantísssima paranossas ações no cotidiano de sala de aula.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Anete querida,

Adorei sua postagem está bem ampla, vc consegue abordar diversos tópicos estudados. Minha dica para vc é tentar resumir sua escrita nas próximas, mas só se vc quiser. Bjo