sexta-feira, 4 de abril de 2008

A REDESCOBERTA NO MUNDO DA MATEMÁTICA

A cada dia que passa me sentindo mais feliz comigo mesma, porque a medida em que vou lendo os textos, jogando os joguinhos que a interdisciplina de Matemática nos oferece vou também redescobrindo muitas coisas que eu havia deixado de lado, como professora, no transcorrer dos anos da minha história de educadora. Coisas essas, as quais me refiro, são os fazeres pedagógicos que aos poucos vamos substituindo por outra formas de trabalhar, que nos parecem ser mais fáceis, enfim, em muitas vezes até não percebemos o que estamos perdendo ao deixar cair no esquecimento tantas formas maravilhosas de trabalhar a Matemática, formas que transformam nossas práticas em momentos riquíssimos. Tornando nossas aulas mais prazerosas e tranquilas, isto, por serem atividades de suporte pedagógigo nas quais o educando é ativo, pensante e agente de sua própria transformação, o que levará o aluno a concluir que ele próprio é o autor de sua história, ou seja, é o sujeito aprendiz se torna capaz e constrói seu próprio conhecimento.
Anéte Terezinha Severo

2 comentários:

Transplante de Cabelo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Transplante de Cabelo, I hope you enjoy. The address is http://transplante-de-cabelo.blogspot.com. A hug.

Fabiane Penteado disse...

Oi Anete!
Parece que as leituras e atividades propostas pela interdisciplina de matemática vieram resgatar algumas “formas de saberes” que estavam um pouco esquecidas né?! Perceba que quando estamos em contato com o saber (em processo de formação, porque nós professores não podemos parar nunca, é necessário estar sempre em constate atualização, seja qual for) muitas possibilidades de inventar e reinventar podem ser propostas e com isso atingir sim, nossos objetivos de forma mais rápida, fácil e satisfatória, trazendo satisfação pessoal para quem participa, neste caso ativamente por professor e alunos!
Abração,
Fabi