Atividade de Relatório
Registro neste espaço o quanto foi relevante esta atividade para minha turma da 3ª série, ou 4º ano.
Inicialmente, ao receber a folha com a atividade contendo varias palavras, ainda desconhecidas do vocabulário das crianças, os deixou um pouco aflitos. Tão logo que os acalmei dizendo que era uma atividade para mim e que poderiam representar as palavras, ali contidas, da forma em que julgassem melhor, que cada um deveria fazer do seu jeito, e, que não poderiam olhar o trabalho do outro, do colega. Após a conclusão da tarefa realizamos observações sobre as ilustraçoes realizadas.
Foi interessante ver os alunos interagirem e observarem os desenhos, uns dos outros, questionando o que um e outro haviam feito, às vezes achando engraçado, sendo motivo para gargalhadas, com perguntas que os trouxe à reflexão e à compreensão de que, uma palavra pode ser representada de diferentes maneiras conforme o entendimento, ou conhecimento prévio de cada um.
Exemplo: A palavra ENERGIA foi representada de várias formas, dentre elas: uma pessoa saudável, alguém jogando bola, tomando alguma coisa, poste de luz, um cachorrinho, tomada, alguém forte. Alguns alunos realizaram desenhos complementares, junto à representação de energia.
Analisando estes desenhos representativos da palavra ENERGIA, entendo que estes transmitem metaforicamente o seu significado, como também, em outros aparece representado o vocabulário a eles apresentado na palavra.
As palavras árvore, luz, céu, planeta, coração, nuvem e estrada correspondem, graficamente e foram realizadas com base no vocabulário, da palavra em si.
Os mais difíceis e diferentes de representar foram: átomo, elétron e célula, concluo que são palavras desconhecidas do vocabulário dos alunos, então surgiram inúmeras hipóteses para a representação.
É em absoluto, que podemos utilizar esta atividade como auxílio na introdução de temas científicos, porque a mesma nos auxiliará em nosso compromisso de contribuir para que a criança leia e seu mundo e também o amplie percebendo as representações que os outros fazem deste mesmo mundo que o cerca. Com esta atividade foi pssível comprovar que a criança chega à escola com conceitos desenvolvidos, vistos ou criados por ela com o auxílio dos olhos de outros ou da mídia. É importante que sejam lançados desafios para que ela explore seus conceitos elaborando e transformando outros que fazem parte do seu cotidiano. Ambos, alunos e professor precisam juntos se envolver em atividades de construção e transformação de conhecimentos e representações já existentes, naturalizadas e “vendidas” como reais e finitas. Isto é possível quando houver diálogo, pesquisa, debates.
Foi interessante ver os alunos interagirem e observarem os desenhos, uns dos outros, questionando o que um e outro haviam feito, às vezes achando engraçado, sendo motivo para gargalhadas, com perguntas que os trouxe à reflexão e à compreensão de que, uma palavra pode ser representada de diferentes maneiras conforme o entendimento, ou conhecimento prévio de cada um.
Exemplo: A palavra ENERGIA foi representada de várias formas, dentre elas: uma pessoa saudável, alguém jogando bola, tomando alguma coisa, poste de luz, um cachorrinho, tomada, alguém forte. Alguns alunos realizaram desenhos complementares, junto à representação de energia.
Analisando estes desenhos representativos da palavra ENERGIA, entendo que estes transmitem metaforicamente o seu significado, como também, em outros aparece representado o vocabulário a eles apresentado na palavra.
As palavras árvore, luz, céu, planeta, coração, nuvem e estrada correspondem, graficamente e foram realizadas com base no vocabulário, da palavra em si.
Os mais difíceis e diferentes de representar foram: átomo, elétron e célula, concluo que são palavras desconhecidas do vocabulário dos alunos, então surgiram inúmeras hipóteses para a representação.
É em absoluto, que podemos utilizar esta atividade como auxílio na introdução de temas científicos, porque a mesma nos auxiliará em nosso compromisso de contribuir para que a criança leia e seu mundo e também o amplie percebendo as representações que os outros fazem deste mesmo mundo que o cerca. Com esta atividade foi pssível comprovar que a criança chega à escola com conceitos desenvolvidos, vistos ou criados por ela com o auxílio dos olhos de outros ou da mídia. É importante que sejam lançados desafios para que ela explore seus conceitos elaborando e transformando outros que fazem parte do seu cotidiano. Ambos, alunos e professor precisam juntos se envolver em atividades de construção e transformação de conhecimentos e representações já existentes, naturalizadas e “vendidas” como reais e finitas. Isto é possível quando houver diálogo, pesquisa, debates.
Estes são alguns dos trabalhos realizados pelos alunos: