segunda-feira, 7 de junho de 2010

Aprendizagem e Contexto

Hoje sete de junho, recebemos a visita da professora da UFRGS orientadora do Estágio, professora Lisiane. Estávamos estudando palavras com som nasal, quando a professora orientadora chegou. Os alunos ficaram muito felizes, pois é uma turma muito carismática para com todas as pessoas, o carisma é uma característica de toda turma. Em minha reflexão da semana anterior eu dizia ter vivido momentos muito bons, de grande satisfação, porque descobrira que em minha turminha de alfabetização do 1º ano, havia um grupo de alunos, bem significativo, já decodificando palavras. Ou seja, reconhecendo o som de cada fonema e já começando a fazer a ligação entre o fonema e o grafema. E assim culminando na leitura de palavras simples que o Programa traz, como por exemplo: Leila, Lua Mel, Mala, Lama, Neve, Nele, Neném, Nó etc. Mas hoje, estou mais feliz ainda, pois agora tem mais crianças nesta fase, que segundo Piaget, como já havia citado na semana anterior, chama de Fase endógena, pois estas crianças já não estão mais somente na fase da constatação e sim estão na fase da compreensão das relações, das combinações. Poço afirmar isto e evidenciar da mesma forma, através de algumas palavras “construídas” Isto é, ditas e escritas no quadro de giz com o auxilio da turma. Entre as palavras estão: AMBICIOSO - EMBALAGEM – IMPORTANTE - OMBRO – UMBIGO, . . . Após a escrita destas palavras, no quadro, fizemos a leitura oral destas por várias vezes. Porém, durante esta repetição de leitura, uma aluninha dizia ter descoberto outras palavrinhas dentro destas palavras que havíamos escrito no quadro. Pedi a ela que viesse até o quadro e nos mostrasse a sua descoberta. Para nossa surpresa, ela leu a palavra “BICI” dentro da palavra ambicioso, Que para ela significava BICICLETA, leu BALA dentro da palavra embalagem, leu PORTA dentro da palavra importante, . . . È muito lindo e uma enorme satisfação ver uma criança “desabrochar” para o processo da aprendizagem.
Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua prória produção ou a sua construção, Paulo Freire em Pedagogia da Autonomia, (2003, p. 47)
Estas palavras de Freire ilustram as observações em meu fazer pedagógico, neste momento aponto a atividade anteriormente descrita, pois aquelas palavras, embora sendo mais complexas em relação às palavras que o livro apresenta na lição em estudo, naquele momento foram umas espécies de “isca” e funcionaram como tal. Logo, pois, posso atribuir este Clic, que a aluna teve ao significado que estas palavras representam para ela. Aquele momento foi valioso, também para a minha aprendizagem, pois pude constatar o quanto é rico trabalharmos saberes com significado com nossos alunos, alem de contemplar a construção do conhecimento, a aula fica com mais sabor, mais descontraída, permite que se possa viajar no pensamento, na imaginação, na criatividade, pois naquele momento, em que a aluna aponto sua descoberta de novas palavras dentro das palavras, foi uma alegria geral para toda a turma , pois todos ficaram muito intrigados e se perguntando como poderiam aquelas palavras estarem dentro de outra palavra. È muito bacana vivenciar uma observação construtiva à aquisição do saber como essa.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Anete,

É bom trabalhar com uma turma envolvida, isso nos motiva, melhor ainda é ver que eles estão conseguindo e avançando etapas, isso é resultado de sua excelente prática de estágio. Parabéns!
Mais uma vez sua postegm está excelente, traz um pouco sobre o que foi trabalhado, aprenseta sua reflexão e argumenta com referenciais teóricos. Muito boa, parabéns, mais uma vez!