segunda-feira, 31 de maio de 2010

Quase chegando lá !

Durante esta semana aconteceram momentos muito bons. Acredito que o “despertar” de um aluno para a descoberta da leitura é simplesmente maravilhoso. Fiquei muito feliz quando ao perceber que, antes havia uma aluna na turma lendo e agora, têm mais quatro começando a ler pequenas palavras. Estes estão a um passo da descoberta da leitura. Eles estão muito felizes e querem ler o tempo todo. Não existe sabor mais gostoso do que contemplar o brilho no olhar de uma criança nos dizendo: - Eu estou conseguindo! – Eu estou lendo!
Conhecer um objeto é agir sobre e transforma – lo, apreendendo os mecanismos dessa transformação vinculados com as ações transformadoras. Conhecer é, pois, assimilar o real às estruturas de transformações, e são as estruturas elaboradas pela inteligência enquanto prolongamento direto da ação. (Piaget, 1970a, p.30)
Os acontecimentos desta semana, relacionados à aquisição do conhecimento por parte dos educandos, me remetem aos ensinamentos de Piaget , quando ele admite , pelo menos, duas fases:
Fase exógena: é a fase da constatação, da cópia, da repetição. Fase em que a grande maioria da turma ainda se encontra, porém está prestes a sair dela.
Fase endógena: fase da compreensão das relações, das combinações. Esta fase pressupõe uma abstração, segundo o autor podendo ser reflexiva ou empírica. A abstração empírica retira as informações do próprio objeto, enquanto que a reflexiva só é possível graças às operações, ou melhor, das coordenações das ações. Isto é, a partir das próprias atividades, ações do sujeito. Logo, percebo que meus alunos estão começando a realizar abstrações que implicam reflexão para constituir uma reorganização mental, e assim, por conseqüência deste processo de equilibração, as estruturas mentais estão se organizando e se reorganizando, para a assimilação, para a construção do conhecimento, da aquisição da aprendizagem.
Creio que posso começar a pensar que estou a alcançar os meus objetivos do estágio:

MEUS ALUNOS DURANTE A REALIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE,TENDO O OBJETIVO DO ALUNO SER CAPAZ DE IDENTIFICAR OS FONEMAS E GRAFEMAS NAS PALAVRAS DITAS POR MIM.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Anete querida,

Que maravilha de postagem, aqui vc traz todo o sentido de seremos professoras,"o despertar de um aluno".
Sua reflexão embasada nas teorias de Piaget estão excelentes e qualificam sua postagem.
Parabéns Anete, vc a cada postagem desabrocha mais ainda como professora, continue assim... MARAVILHOSA!!!