quarta-feira, 30 de setembro de 2009

EM BUSCA DE RESPOSTA

Mulheres sem filhos!
Que motivos? Quais razões poderiam ser tão fortes, a ponto de levar a mulher a opção de não ter filhos?
Buscamos, eu e meu grupo do PA, muitas informações. Percorremos vários caminhos, leituras, pesquisas bibliográficas de diversas fontes, de diferentes naturezas, entrevistas, no intuito de encontrar respostas, para nossas incertezas, e afirmações para nossas certezas.
Concluimos que nem sempre é opção por livre escolha e vontade, e sim, este é um novo perfil de mulher que está surgindo, já com um número bem significativo de mulheres. Por várias razões, entre elas, a mais acentuada podemos nomear a questão que aparece muito forte, que é o fator da vida do mundo atual, mundo moderno, globalizado, no qual a mulher do século XXI, tende a correr atrás do aspecto profissional, dos inúmeros compromissos que este lhe impõe e deixa o desejo da maternidade para mais tarde, quando acredita levar uma vida mais acomodada, neste sentido. Porém, muitas mulheres, durante esta caminhada vão se distanciando do desejo de ser mãe e com o passar do tempo, já não conseguem mais se imaginar gerando um filho, e pensam não ter condições de criar e educar uma criança. Sentem medo, medo de ver seu filho sofrer por não terem sido capazes. Apresenta ser uma espécie de setimento de culpa antecipada. No mapa conceitual destancan-se alguns fatores relevantes da pesquisa sobre as mulheres que desejam não ter filhos.


2 comentários:

Patricia Grasel disse...

Anete querida,

Que legal vc ter compartilhado conosco na web um pouquinho mais sobre as descobertas que vc tem feito através do trabalho com PAs (rojetos de aprendizagens). Sua postagem está muito boa, pois revela a pergunta central e as descobertas e caminhadas realizadas. Parabéns!
Bjos

Leonardo Porto disse...

Oi Anete,

você fez poucas postagens neste semestre, vamos tentar mudar isto, ok?
As suas postagens são sempre muito claras, mas agora vamos tentar seguir as instruções para as postagens que estão posatdas na página dos blog do portfólio e que reproduzo abaixo:
1. Experimente reservar um tempo fixo na semana para realizar a postagem semanal. Pare para pensar na sua aprendizagem. Você merece esse tempo.

2. Cada postagem pode dar conta de aprendizagem que se relaciona com uma ou mais Interdisciplinas.

3. Construa as postagens de suas aprendizagens com argumentos e evidências.

4. As evidências são ações concretas que demonstram nossa aprendizagem. Essas ações podem ser exemplos da sala de aula, a aplicação de algo na sua vida pessoal, um trabalho na comunidade, a criação de uma atividade, um ato de pensamento que relaciona conceitos, etc. Mas essas ações são evidências quando acompanhadas por argumentos que fazem a leitura crítica das ações.

5. Ao trazer fragmentos de atividades ou de textos lidos nas Interdisciplinas mostre o seu posicionamento informado. Explique o que faz diferença ao saber isso. Demonstre por que tal ideia é importante. Relate se tal situação já foi vivida por você. Que tal mostrar as limitações ou os avanços contrapondo idéias e conceitos?

6. Continue usando os marcadores para sinalizar as Interdisciplinas que estão envolvidas em uma aprendizagem;

7. Lembre-se que o Portfólio de Aprendizagens transcende o curso, é público e tem visibilidade na Internet com visitas inesperadas.

Leonardo.