sexta-feira, 18 de setembro de 2009

EJA - Educação de Jovens e Adultos

EJA- UM CAMINHO, UMA POSSIBILIDADE PARA UM NOVO HORIZONTE

A alfabetização é um direito humano fundamental, pois é concebida como o conhecimento básico, necessário a todos. Temos o desafio de oferecer este direito, às pessoas que não desenvolveram essa habilidade, na idade em que a mesma deveria ter sido apropriada por estes sujeitos. Sabemos que em toda a sociedade, a alfabetização é uma habilidade primordial em si mesma e se torna necessária a todos, para o desenvolvimento de outras habilidades.

Buscamos vencer este desafio oferecendo aos jovens e adultos, que não tiveram acesso ao saber, à alfabetização em tempo “hábil”, a EJA – Educação para Jovens e Adultos. A EJA, como já foi mencionada anteriormente, é uma modalidade de ensino que vem auxiliar na tarefa de diminuição das diferenças sociais e discriminações resultantes destas, resgatando uma divida histórica de exclusão social.
Esta modalidade de ensino tem como função assegurar o direito a uma escola de qualidade, possibilitando ao indivíduo a inserção no mundo do trabalho, nos espaços de participação da vida social afim de que possa desenvolver habilidades, confirmar competências, retomando seu potencial com um nível técnico e profissional mais qualificado.

A educação de jovens e adultos busca alcançar a estes objetivos, através da elaboração de situações de ensino-aprendizagem adequadas as necessidades educacionais de jovens e adultos e engloba três funções: a reparadora, a equalizadora e a permanente, citadas no Parecer 11/00 da CEB/CNE.
Segundo o Parecer, a função reparadora significa a entrada no circuito dos direitos civis pela restauração de um direito negado: o direito a uma escola de qualidade e o reconhecimento de igualdade de todo e qualquer ser humano.
A função equalizadora dará cobertura a trabalhadores e a tantos outros segmentos da sociedade possibilitando lhes a reentrada no sistema educacional.
Enfim a educação de jovens e adultos deve ser vista como uma promessa de qualificação de vida para todos, propiciando a atualização de conhecimentos permanentemente.
Referência:
Parecer CEB 11.2000_Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos.

2 comentários:

Patricia Grasel disse...

Oi Anete,

Gostei de sua reflexão, vc traz informações importantes, no entanto na suas próximas postagens te convido a ousar mais... ir além das informações, colocar suas aprendizagens, ou seja, o que fica para vc sobre o que está vendo em EJA? O que vc já sabia? O que aprendeu de novo? O que fará com as novas informações? Quais as aprendizagens que identifica que ocorreu com vc? Te arrisca, coloca mais sua auto avaliação, tenho certeza que vc tem muito para compartilhar comigo.

Bjokas

Luciane Machado disse...

Anete,você apresenta a Eja com base no parecer CEB 11/2000, que vem resgatar o direito de alfabetizar-se, mas também conforme as leituras do texto de Girous sobre a leitura crítica do mundo, a Eja quer que os alunos compreendam e questionem as ditas verdades, Gramnsci fala da hegemonia social.Beijos.