domingo, 24 de agosto de 2008

Politicas Públicas e a Redefinição do Papel do Estado

Hoje li os textos indicados pela interdisciplina Organização e Gestão da Educação de Vera Maria Vidal Peroni e de Carlos Roberto Jamil Cury. Durante a construção da atividade conclui o quanto a globalização está presente em nossa vida. Está redefinando a educação, a economia a sociedade em geral. As informações, a informatização, e tudo em nossa volta acontece muito rápido, nos trazendo, ou seja, impondo-nos a necessidade de entrarmos nesta corrida atrás do novo, porque o novo de agora, daqui em algumas horas, pode não mais ser o novo e sim, o velho. E a Escola Pública, e as Políticas públicas, o quê estão fazendo para acompanhar esta evolução?
Será que nós professores estamos preparados para acompanhar este desenvolvimento tecnológico, social, em fim, este capitalismo que é gerado com tudo isto? É importante que comecemos a nos preocupar com isto. Este assunto deve nos desconfortar!



2 comentários:

Fabiane Penteado disse...

Anete querida,
Sem duvidas, tudo aquilo que é novo, nos trará por conseqüência esta inquietação que estas sentindo. Diante deste mundo tão grande, que muitas vezes nos causa medo de enfrenta-lo, é que devemos nos posicionar e ter ideia de que lado devemos estar. As mudanças ocorrem, a globalização se espande... E na nossa educação, infelizmente na grande maioria das vezes, estas mudanças constantes não são possiveis de serem acompanhadas. Quando existe a infra-estrutura, não existe a parte humana, ou seja, não temos profissionais capacitados (preparados) para desempenhar tal papel, ou vice versa. E nesse sentido tenho percebido que embora as politicas publicas sejam iguais para todos, muitos espaços caminham com as próprias pernas, assim como seus profissionais (e mesmo assim, muitas vezes percebemos que o que podemos fazer ainda é pouco diante de tantas facilidades).... Mas o caminho é esse, estar aberto e disposto para aprender a lidar com estas mudanças e enfrentar o novo de peito aberto. De outra forma, será impossivel. O pead tem esta grande vantagem a seu favor (e a favor de vcs alunas), pois trabalha estes aspectos ao mesmo tempo que trava esta reflexão do que hj estamos vivendo de fato em nossas salas de aula....E do pode ser melhorado.
Bjs,
Fabi

Luciane Machado disse...

Anete, se estamos ou não preparados, de uma maneira ou outra teremos que nos preparar pois o tempo não para, e os alunos a cada dia estão inseridos no mundo tecnológicos, enquanto na sala de aula ainda trabalhamos com o quadro, o contexto trabalha com o virtual.Os professores preciam estar inseridos nesta linguagem.BJS.