segunda-feira, 17 de maio de 2010

Apropriação de Novas Aprendizagens

Durante esta semana de estágio aconteceram momentos muito bons, tanto eu quanto os alunos tivemos momentos de aprendizagem significativa, acontecendo a apropriação do conhecimento para ambos, diferente da semana anterior em que as crianças mostravam – se apáticas referente ao o que estava – lhes sendo proposto. Situações ocorridas, tais como conversas intensas, atritos em eles e outras situações de indisciplina que em determinados momentos inviabilizavam a aprendizagem, que me deixaram bem aflita. Para compreender os acontecimentos, os momentos conflitantes e o comportamento apático, em alguns momentos, em relação a aprendizagem dos alunos, fiz um paralelo comparando as duas últimas semanas. Para a compreensão deste comportamento e estágio da aprendizagem, busquei luz nos estudos da epistemologia da aprendizagem e do conhecimento humano, os mesmos referenciam as práticas investigativas e educacionais e evidenciam a aprendizagem como um processo de produção de conhecimento e também, de investigação.
“Epistemologia é a teoria do conhecimento valida e, mesmo que esse conhecimento não seja já mais um estado e constitua sempre um processo, e esse processo, é essencialmente a passagem de uma validade menor para uma validade superior”. (Piaget, 1978, p.14)
Partindo deste principio percebi que acontece um desacomodar-se, quando o novo entra em cena para o aluno. Em função desse desequilíbrio, o aluno é posto diante de um novo desafio, no primeiro momento ele responde ao desconhecido que lhe é apresentado com certa apatia ou então, com “indisciplina” agitação. Com o transcorrer das atividades sobre este “novo” acorre a assimilação e posteriormente volta novamente a acomodação. Conferi esse processo nestes três últimos dias de aula, quando estávamos nas últimas aulas da lição 4. Lição correspondente a consoante M. Fiz essa relação comportamental, pois o mesmo ocorreu nos últimos dias da semana 3, quando estávamos então, concluindo o estudo da lição 3 correspondente a consoante L.
O método fônico é basicamente repetição, exige que o aluno tenha disciplina e muita concentração, o que vem sendo uma dificuldade em muitos momentos da aula, principalmente como citado anteriormente, quando estou na introdução da letra nova. Tenho percebido que eles sentem certo desinteresse no inicio da nova lição, e com o passar das aulas, esse comportamento de apatia vai diminuindo, se desestabilizando, eles vão se familiarizando com o fonema e igualmente com o grafema em estudo e, com isso, as aulas vão ficando mais gostosas, mais produtivas contemplando a aprendizagem. Nesta semana concluímos as aulas sobre a letra M, e para minha surpresa uma aluna leu um textinho, que culmina a lição 4 do livro para a turma, sem eu precisar auxiliar. Foi uma euforia, comemoraram, ficaram muito felizes com a colega. Porém, logo aproveitei o momento e comentei que todos conseguirão ler, assim como a colega. Mas para isso, é preciso compreender a correspondência existente entre o som e a letra, e que algumas pessoas necessitam de um tempo maior do que outras. Por isso, temos que nos esforçar e ao mesmo tempo respeitar o colega, que está demorando um pouco mais, pois todos juntos estamos aprendendo a cada dia. ( fiz essas colocações para a turma, pois percebi alguns olhinhos tristes me dizendo que estavam apavorados, que ainda não estavam conseguindo ler como a colega).
Portanto, estou igualmente me preparando psicologicamente para a próxima semana, pois certamente será bem agitada e provavelmente acontecerá nova desacomodação, pois segundo palavras da professora Jaqueline Picette, durante a interdisciplina de Alfabetização, “irei tirar os moveis do lugar, ou seja, vou trocar todos os móveis de lugar”, digo, apresentarei uma nova letrinha a eles, a letra N, que corresponde a lição 5 do Programa. Então, certamente ocorrerá o desequilíbrio novamente, fator necessário para que ocorra a aprendizagem.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Anete querida,

Muito boa sua postagem, vc consegue fazer uma reflexão embasando teoricamente.
Parabéns.
Bom saber como está sendo sua prática de estágio e pelo visto está sendo muito boa, são desafios mas desafios que vc certamente vencerá.
Um ótima próxima semna para vc!